segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NORMAS ABNT


• NBR 7094 -
Máquinas Elétricas Girantes -
Motores de Indução - Especificação.
• NBR 5031 -
Máquinas Elétricas Girantes - Classificação
das formas construtivas e montagens.
• NBR 5383 -
Máquinas Elétricas Girantes - Máquinas
de Indução - Determinação das
características - Método de ensaio;

• NBR 5432 -
Máquinas Elétricas Girantes - Dimensões
e potências nominais - Padronização;
• NBR 9884 -
Máquinas Elétricas Girantes - Graus
de proteção proporcionados pelos
invólucros - Especificação;
• NBR 7565 -
Máquinas Elétricas Girantes - Limites de
ruído - Especificação;

• NBR 7034 -
Materiais Isolantes Elétricos -
Classificação térmica - Classificação;
• NBR 5110 -
Máquinas Elétricas Girantes - Classificação
dos métodos de resfriamento - Classificação;
• NBR 5457 -
Eletrotécnica e Eletrônica - Máquinas
girantes - Terminologia;

Características construtivas – Carcaça
NBR-5031
B3E – Carcaça com pés, ponta de eixo à esquerda, fixação base ou trilhos.
B3D – Carcaça com pés, ponta de eixo à direita, fixação base ou trilhos.
B35E – Carcaça com pés, ponta de eixo à esquerda, fixação base ou flange FF.
B35D – Carcaça com pés, ponta de eixo à direita, fixação base ou flange FF.
V1 – Carcaça sem pés, ponta de eixo para baixo, fixação flange FF.

Regimes de Serviço-
A NBR7094 padroniza 8 principais regimes de serviço,
classificadas de S1, S1, ... S8
O regime de serviço indica o grau de regularidade da
carga a qual o motor é submetido.
Em geral os motores são projetados para o regime
contínuo.
Os regimes de serviço são definidos por gráficos que
representam três grandezas em função do tempo:
potência, perdas e temperatura.

Características de Serviço
O parâmetro de diferenciação dos regimes é a
variação da carga com o tempo; paradas e frenagens
elétricas também constituem um parâmetro de classificação
desses regimes, mas reversões não são consideradas.
Regimes reais são usualmente mais irregulares que os
regimes tipo, porém, quando testando e estabelecendo o
desempenho de um motor ou procedendo a sua seleção, o
regime-tipo considerado é aquele que mais se aproxima do
regime real em termos de solicitação térmica.










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