quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MOTORES ELÉTRICOS MONOFÁSICOS (FASE AUXILIAR)



1 MOTORES ELÉTRICOS MONOFÁSICOS (FASE AUXILIAR)
Os motores monofásicos de fase auxiliar são um dos vários tipos de motores
monofásicos existentes. Utilizados principalmente em máquinas como motobombas,compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama etc.,
 são, em geral, máquinas de pequeno porte, já que são fabricados
 normalmente em potências de até 2 cv. É raro serem encontrados acima desta potência, pois a utilização de motores trifásicos fica economicamente mais viável.
O estator desses motores é constituído resumidamente por dois bobinados,
chamados bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida;arranque)
. Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados; tão logo o
rotor atinja sua velocidade, o bobinado de arranque é desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho.
A bobina de arranque do motor possui ligado em série consigo um capacitor    e uminterruptor automático(e é normalmente feita com fio mais fino).
  O interruptorautomático 
(na maioria dos motores formado por um interruptor centrífugo associado
a um platinado, embora não seja o único modelo existente) desliga a bobina de
arranque após a partida do motor. Já o capacitor faz com que surja no interior do
motor um campo magnético girante, que impulsionará o motor a partir.
Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 ou 220 V), a bobina de
trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes
serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede
elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor
tensão de funcionamento do motor (Figura 3). A inversão da rotação é feita
invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6.

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